Boletim de MR sobre medicina, inovação, saúde mental, negócios e políticas públicas
Existem 2 diferentes tipos de câncer de próstata
Cientistas das universidades de Oxford e Manchester, no Reino Unido, descobriram que o câncer de próstata pode ser dividido em dois subtipos. A doença é o tumor mais frequente entre os homens depois do câncer de pele não melanoma. A patologia é entendida como uma única condição até o momento, e nem sempre precisa de tratamento. Em alguns casos, o paciente é acompanhado sem necessidade de terapia e, em outros, a cirurgia é indicada para retirar o tumor e o indivíduo faz radioterapia acompanhada de medicamentos específicos. O estudo foi publicado na revista científica Cell Genomics.
Novo dispositivo permite a vítimas de derrame “falar pela mão”
Um avanço significativo no campo da tecnologia assistiva está por trás de um novo dispositivo experimental que oferece uma promessa de comunicação para pessoas afetadas por derrames, permitindo-lhes “falar” através de movimentos sutis das mãos. Desenvolvido por uma equipe de cientistas chineses, ele é vestível, tendo um design de adesivo fino e flexível que se adere à pele na parte de trás do pulso.211 Essa tecnologia consegue captar gestos mínimos que tradicionalmente passariam despercebidos. Diferente de outras soluções como luvas sensoriais, o dispositivo não só detecta movimentos delicados, mas também permite que a mão permaneça livre para sentir e interagir com o ambiente.
Dificuldade em processar linguagem pode indicar Alzheimer
A dificuldade em processar a linguagem pode ser um indicador de Alzheimer, conforme sugere um novo estudo conduzido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e publicado no periódico Journal of Neurolinguistics. Os pesquisadores interpretam essa condição como um possível “biomarcador cognitivo” adicional para ajudar na detecção precoce da doença. O artigo menciona que as pessoas com declínio cognitivo ainda conseguem entender a estrutura e o significado de uma frase, mas passam a ter dificuldade na compreensão de frases ambíguas e de determinados pronomes.
Recusa de planos médicos em tratar autistas lidera ranking na Justiça de SP
A recusa das operadoras de saúde em tratar pessoas com autismo lidera o número de processos na Justiça de São Paulo sobre negativa de cobertura assistencial pelos planos médicos, revela pesquisa do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e da PUC-SP, que analisou ações no Tribunal de Justiça entre janeiro de 2019 e agosto de 2023. A pesquisa —que coletou 40.601 ações com negativas— analisou os 16.808 processos que informaram a condição médica que os planos teriam se recusado a tratar. Com 3.017 ações, os TGD (Transtornos Globais de Desenvolvimento) registraram quase o triplo de reclamações que o segundo colocado (1.116), os transtornos por uso de drogas.
Traços de TDAH podem ter sido uma vantagem evolutiva
Características comuns ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), como distração ou impulsividade, podem ter sido uma vantagem evolutiva para nossos ancestrais, melhorando suas táticas ao procurar comida. A conclusão é de um estudo publicado recentemente na revista científica Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences.
O que MR publicou
- Uma em cada oito pessoas no mundo é obesa
- Takeda fecha parceria para produção da vacina contra dengue na Índia
- Estado de SP ultrapassa 100 mil casos de dengue em 2024
Passar muito tempo sentado pode diminuir expectativa de vida
Passamos cada vez mais tempo sentados, tanto no trabalho quanto nos momentos de lazer. Além da conhecida dor nas costas, ficar longos períodos sentado pode ter implicações mais sérias, como aumentar a chance de doenças e diminuir a nossa expectativa de vida. O alerta vem de diversos estudos. Um deles, publicado na revista científica PLOS One, da Public Library of Science, mostrou que, para cada hora que uma pessoa sedentária fica sentada, o seu risco de morrer aumenta em 2%. A partir de nove horas sentada por dia, sobe 8% a cada hora.
Musculação melhora sintomas de depressão e ansiedade em idosos
A prática da musculação por idosos pode promover a diminuição da gordura corporal e o ganho de força e massa muscular, contribuindo para a autonomia funcional e a redução do número de quedas, lesões e fraturas. Além disso, estudos recentes têm demonstrado que o treino de força pode beneficiar também a saúde mental da população idosa, sobretudo no caso de indivíduos que já apresentam transtornos de ansiedade e depressão. Esses benefícios foram confirmados por um estudo publicado na revista Psychiatry Research, no qual foram revisados sistematicamente mais de 200 artigos sobre o tema. A análise foi conduzida por Paolo Cunha, bolsista FAPESP de pós-doutorado no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (Iiepae).
Tratamento da menopausa pelo SUS é aprovado
Segundo o IBGE, estima-se que o Brasil tenha 29 milhões de mulheres entre climatério e menopausa, totalizando cerca de 28% da população feminina brasileira. No entanto, apenas 50% das mulheres na menopausa fazem o uso de algum tratamento, aponta estudo da Associação Brasileira de Climatério. Por isso não deixa de ser um avanço (mais do que tardio, é fato), a Comissão de Direitos Humanos (CDH) ter aprovado, na quarta-feira (28), um projeto de lei que prevê tratamento do climatério e da menopausa pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A proposta também institui a Semana Nacional de Conscientização para Mulheres na Menopausa ou em Climatério.