Boletim de MR sobre medicina, inovação, saúde mental, negócios e políticas públicas
Quando a raiva ajuda a resolver problemas
Os pesquisadores descobriram que ficar com raiva também pode ser um poderoso motivador na hora de resolver problemas. Os experimentos sugerem que as pessoas que estão com raiva se saem melhor em um conjunto de tarefas desafiadoras do que aquelas emocionalmente neutras.”Essas descobertas demonstram que a raiva aumenta o esforço para alcançar um objetivo desejado, frequentemente resultando em maior sucesso”, disse a Dra. Heather Lench, a primeira autora do estudo. O estudo, publicado no Journal of Personality and Social Psychology, detalha como os pesquisadores da Universidade do Texas A&M conduziram experimentos envolvendo mais de mil pessoas e analisaram dados de pesquisa de mais de 1.400 pessoas para explorar o possível impacto da raiva nas pessoas em diversas circunstâncias.
Tomar banho todos os dias não é necessário, apontam médicos
Se você sente necessidade de tomar banho diariamente, certamente não está sozinho: em uma pesquisa de 2021 com mais de 5.700 adultos nos EUA, mais de 60% dos entrevistados disseram que tomavam banho pelo menos uma vez por dia. No entanto, os dermatologistas dizem que muitas pessoas não precisam, e podem não querer, tomar banho com tanta frequência. “Não existe uma abordagem única quando se trata de lavar a pele e o cabelo” disse Joyce Park, dermatologista de Seattle (Washington, EUA). De acordo com a especialista, a frequência ideal depende do tipo de pele e cabelo, de quanto você transpira e de quão sujo você fica.
Homens temem câncer de próstata, mas não falam
O câncer é a doença urológica mais temida pelos homens (58%), seguida pela impotência sexual (37%). Nos homens acima de 40 anos, apenas 32% se consideram muito preocupados com a própria saúde e 46% só vão ao médico quando sentem alguma coisa diferente. O percentual atinge 58% quando ele procura atendimento apenas no Sistema Único de Saúde (SUS). O exame de toque retal ainda desperta temor em um em cada sete homens. O receio é maior nos homens com idade acima de 60 anos. Os dados fazem parte da pesquisa de percepção do homem sobre sua saúde, realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), com o apoio do Laboratório Adium, que está sendo divulgada nesta quarta-feira (1º) pela entidade. O estudo foi feito pelo Instituto de Pesquisa IDEIA por meio de aplicativo mobile com homens acima de 40 anos de todas as regiões do país.
É possível corrigir defeitos do nosso genoma?
As primeiras pessoas curadas de uma doença genética através da modificação por edição do seu genoma já estão entre nós. E agora o FDA (Food and Drug Administration) dos EUA deu um passo histórico, aprovando o uso da edição genômica em seres humanos para curar a anemia falciforme. O tratamento consiste em destruir um inibidor que impede a produção de hemoglobina fetal. A hemoglobina fetal é eficaz no tratamento da doença. O tratamento foi testado em 40 pacientes e foi considerado eficaz e seguro. O tratamento deve ser liberado nas próximas semanas.
90% dos AVCs são evitáveis
Uma em cada quatro pessoas com mais de 35 anos vai sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, em algum momento da vida – e 90% desses derrames poderia ser prevenido por meio do cuidado com um pequeno número de fatores de risco, incluindo hipertensão ou pressão alta, tabagismo, dieta e atividade física. O alerta é da Organização Mundial do AVC. A entidade destaca que a doença é uma das maiores causas de morte e incapacidade no mundo, pode acontecer com qualquer um em qualquer idade, e é algo que afeta a todos: sobreviventes, familiares e amigos, além de ambientes de trabalho e comunidades.
O que MONEY REPORT publicou
Anvisa cancela registro do medicamento Adakveo
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou o registro do medicamento Adakveo (crizanlizumabe), indicado para reduzir a frequência de crises vaso-oclusivas em pacientes com 16 anos ou mais, diagnosticados com doença falciforme. Em nota, a Anvisa informou que o registro foi cancelado por falha na comprovação da eficácia do produto. “A falha foi observada no acompanhamento do TC [Termo de Compromisso], firmado entre a empresa e a Anvisa na época da concessão do registro sanitário. A decisão levou em consideração tanto a análise da documentação técnica apresentada, como reuniões com a empresa e consulta à Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular”, explicou a agência.
Conheça o Calendário Nacional de Vacinação
O Ministério da Saúde lançou um calendário digital para ajudar a manter o cronograma de vacinação em dia. A ferramenta, disponível para download, permite pesquisar todas as doses atualmente disponíveis no Programa Nacional de Imunizações (PNI), além de oferecer informações sobre doenças preveníveis, público-alvo, faixa etária e, dentro de cada público, os imunizantes recomendados. O objetivo da pasta é ampliar as coberturas vacinais em todo o país, priorizando a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. No site do calendário digital de vacinação também é possível encontrar painéis de monitoramento da vacinação contra a covid-19 e contra a influenza, além de um vacinômetro, com números atualizados da vacinação no Brasil.
Confira: https://www.gov.br/saude/pt-br/vacinacao/calendario