Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Acessos desiguais; hepatites; IA contra o Alzheimer

Boletim de MR sobre medicina, inovação, saúde mental, negócios e políticas públicas

Desigualdade racial no acesso à mamografias

Entre 2015 e 2022, 52,4% das mamografias para rastreio de câncer de mama realizadas no Sistema Único de Saúde (SUS) atenderam mulheres brancas, que perfazem 43,8% da população feminina brasileira, de acordo com o último censo. Mulheres pardas foram 28,5% (são 45,6% das brasileiras), pretas, apenas 5,8% (são 10,51% da população), e indígenas, ínfimas 0,1%. Os dados foram levantados pelo Panorama do Câncer de Mama, estudo realizado pelo Instituto Avon em parceria com o Observatório de Oncologia, com base em informações do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde ( Datasus).

Hepatites virais matam 3,5 mil por dia no mundo

As mortes por hepatites virais estão aumentando em todo o mundo e a doença já responde como a segunda principal causa infecciosa de morte, com 3,5 mil óbitos por dia e 1,3 milhão por ano – mesmo total de mortes causadas pela tuberculose, que ocupa o primeiro lugar no ranking. O alerta foi feito na terça-feira (9), pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Estudo divulgado pela entidade destaca que, apesar de melhores ferramentas para diagnóstico, tratamento disponíveis e queda no preço dos medicamentos, a testagem e a quantidade de pacientes em tratamento estagnaram. “Mesmo assim, atingir a meta de eliminação das hepatites virais até 2030, proposta pela OMS, ainda é algo possível, desde que medidas rápidas sejam tomadas agora”, informou o relatório.

IA para facilitar diagnóstico de Alzheimer

A promessa de que a inteligência artificial se mostre capaz de identificar padrões que talvez os médicos ignorem é atrativa no estudo de casos da Doença de Alzheimer. O estudo da pesquisadora do Instituto de Biociências da Unesp, Andriana S. L. O. Campanharo, culminou no artigo “Computational methods of EEG signals analysis for Alzheimer’s disease classification”, publicado na revista Scientific Reports, da editora Nature. Segundo dados da OMS, em 2019, 55 milhões de pessoas apresentavam algum tipo de demência. Destas, a mais comum é a Doença de Alzheimer, que atinge sete entre dez dos indivíduos que desenvolvem sintomas. Estima-se que o número de afetados cresça, atingindo 139 milhões em 2050. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, estima-se aproximadamente 2,4 milhões. Entretanto, calcula-se que a maior parte dos casos, entre 75% e 95%, não foram sequer diagnosticados.

Google e Bayer anunciam IA que ajudará radiologistas a analisarem imagens

Google Cloud e a Bayer anunciaram, na terça-feira (9), o desenvolvimento de uma plataforma impulsionada por inteligência artificial que ajudará radiologistas a diagnosticarem pacientes de forma mais rápida. A IA será responsável por apontar anomalias. Além disso, teria a capacidade de coletar dados do histórico médico dos pacientes, relatou o CEO do Google Cloud, Thomas Kurian, à CNBC. No caso de um exame de mama, por exemplo, a plataforma seria capaz de comparar qualquer suspeita com resultados anteriores.

O que MR publicou

Mortalidade por câncer colorretal cresce 20% na América Latina

Entre 1990 e 2019, a mortalidade por câncer colorretal cresceu 20,5% na América Latina, enquanto era apontada tendência de queda em países de alta renda, mostra um estudo da Fiocruz, do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. O objetivo dos pesquisadores era associar a mortalidade aos dados do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.