Boletim de MR sobre medicina, inovação, saúde mental, negócios e políticas públicas
Criança recupera audição com terapia genética
Opal Sandy, de 18 meses, teve a sua audição restaurada depois de se tornar a primeira pessoa no mundo a participar num ensaio pioneiro de terapia genética.
A criança nasceu incapaz de ouvir qualquer coisa devido à neuropatia auditiva e recebeu uma infusão contendo uma cópia funcional do gene durante uma cirurgia que durou 16 minutos.
A menina, de Oxfordshire, foi tratada no hospital de Addenbrooke, parte da fundação NHS de hospitais universitários de Cambridge, mas crianças do Reino Unido, Espanha e EUA vão ser recrutadas para serem acompanhadas nos próximos cinco anos.
Como evitar doenças provocadas pelas enchentes
A Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede) publicou uma série de recomendações para se evitar doenças e dar mais segurança às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A proposta é ajudar a prevenir o adoecimento da população em meio ao período de calamidade pública tendo como base a prática de especialistas que atendem em pronto-socorros e pronto-atendimentos.
Confira as principais recomendações:
- Nos locais em que a rede de abastecimento estiver comprometida, é indispensável que a população consuma água de fontes seguras, como garrafas e galões lacrados.
- Em caso de chuva forte, saia de locais de risco o mais rápido possível. Além do risco imediato nas inundações, há ainda riscos tardios, relacionados à leptospirose, ao tétano e a outras infecções.
- Pessoas atingidas por enchentes estão mais suscetíveis a adoecer. Fique atento a sintomas de doenças infecciosas, como diarreia, febre, fadiga e dores no corpo. Caso verifique alguma alteração, procure atendimento médico.
- Ao enfrentar uma inundação, se possível, proteja-se com botas plásticas, roupas resistentes e luvas. Se necessário, não hesite em pedir ajuda a órgãos públicos e não se coloque em situações de risco.
- Em caso de resgate por barco, sinalize o lugar no qual você se encontra pendurando um pano vermelho ou uma lanterna no local para auxiliar a identificação por parte da equipe de resgate.
- Atendimentos em emergência serão mais intensos nesta fase. Por isso, procure os serviços com consciência.
- Caso sua caderneta de vacinação esteja desatualizada, vacine-se o mais rápido possível. A orientação vale para crianças e adultos.
- Observe, a todo tempo, as recomendações das autoridades sanitárias e da defesa civil, evitando o pânico ou iniciativas individuais.
Coqueluche volta à Europa, que tem 60 mil casos
Os países europeus registraram um aumento nos casos de coqueluche em 2023 e no primeiro trimestre de 2024. No total, foram relatados quase 60 mil casos pelos países.
A doença, conhecida também como tosse convulsa, é uma infecção bacteriana dos pulmões e das vias aéreas e é endêmica na Europa, podendo ser muito perigosa para bebês ou idosos.
Testes controlam alergia infantil ao amendoim
Um estudo pioneiro feito com 139 crianças de dois a 23 anos de idade, utilizou doses diárias de produtos alimentares de uso diário, tomados sob supervisão médica, para que crianças possam controlar alergia infantil ao amendoim ou leite de vaca.
O estudo está sendo financiado pela Natasha Allergy Research Foundation, criada pelos pais de Natasha Ednan-Laperouse. Ela morreu aos 15 anos em 2016, após sofrer uma reação alérgica grave ao gergelim cozido em uma baguete.
O que MR publicou
- Anvisa suspende lotes de detergente
- Como farmacêuticas aliviam a crise humanitária no RS
- Planos ganharam 868 mil novos beneficiários em um ano
AstraZeneca retira Vaxzevria do mercado
AstraZeneca retirou de circulação a vacina contra a covid em todo mundo. O imunizante já não pode ser utilizado na União Europeia.
O pedido para retirar de circulação foi feito no dia 5 de março e a decisão foi puramente comercial. Em comunicado, a empresa disse que a retirada aconteceu porque a vacina ficou obsoleta diante de outras opções que combatem novas cepas do vírus.
Casos de dengue entram em queda no Rio
O Estado do Rio de Janeiro confirmou a tendência de queda do número de casos de dengue. Segundo a Secretaria de Saúde, o panorama da doença mostra que cinco das nove regiões de saúde estão no nível mais baixo.
“A dengue está recuando, mas ainda não podemos baixar a guarda. Ainda temos muitos casos e precisamos que a população continue alerta e se previna combatendo os focos de água parada em casa”, disse a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.
Primeiro paciente a fazer transplante de rim de porco morre após cirurgia
Richard Slayman, de 62 anos, considerado o primeiro paciente a receber o transplante de um rim de porco morreu no último sábado (11/5) dois meses após a cirurgia.
A equipe médica enviou um comunicado onde afirma que não há indício de que o paciente morreu por conta do transplante.
O incidente, no entanto, não diminui a importância deste procedimento já que ele é feito em pacientes críticos e a ideia é que a operação aumente a expectativa de vida por um período limitado. Os cirurgiões acreditavam que o órgão duraria dois anos.