O boletim de MONEY REPORT sobre medicina, inovação, negócios e políticas públicas
Áudio e vídeo acelerados podem afetar capacidade de reter informação
O hábito de acelerar a velocidade de áudios e vídeos pode causar efeitos negativos na saúde. Psicólogos e pesquisadores afirmam que pessoas expostas frequentemente a estímulos frenéticos podem desenvolver dificuldade em reter informações.
Uma pesquisa do Conselho Nacional de Secretários de Saúde aponta que 31,6% dos jovens, entre 18 e 24 anos, já receberam diagnóstico de ansiedade.
Os especialistas alertam para os sinais que indicam efeitos do uso excessivo da internet e seus recursos, como aceleração da velocidade. Entre eles o uso de aplicativos e redes sociais por muito tempo, sensação de angústia ao identificar que a bateria do celular está acabando ou sem acesso à internet e retomada do bem-estar somente quando está conectado.
Cientistas descobrem porque o Alzheimer ‘mata’ células cerebrais
Em um artigo publicado na revista Science, cientistas do Reino Unido e Bélgica descobriram que a “necroptose”, forma de suicídio celular, que acomete pacientes que estão com alzheimer, está relacionado ao acúmulo de proteínas anormais, chamadas amilóide e TAU, nos espaços entre os neurônios no cérebro, levando a uma inflamação cerebral.
As descobertas foram consideradas “interessantes” e “excitantes”, pois possibilita novas formas de tratamento da doença.
O que MONEY REPORT publicou
- Oncoclínicas faz acordo de R$ 280 mi com Unimed Recife
- Aposentadoria da gotinha contra a pólio aumentará proteção
- Vacinas.net quer captar R$ 4,8 mi para exames e testes rápidos
Lei define regras para vacinação em estabelecimentos privados
Lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada na última sexta-feira (15) no Diário Oficial da União define regras para vacinação humana em estabelecimentos privados. O texto prevê que os locais sejam licenciados para a atividade por autoridade sanitária competente e que tenham um responsável técnico obrigatoriamente com formação médica, farmacêutica ou de enfermagem.
Ainda de acordo com o texto, compete obrigatoriamente aos serviços de vacinação gerenciar tecnologias, processos e procedimentos, conforme as normas sanitárias aplicáveis, para preservar a segurança e a saúde do usuário, e adotar procedimentos para manter a qualidade e a integridade das vacinas na rede de frio, inclusive durante o transporte.
Os serviços também devem manter prontuário individual com registro de todas as vacinas aplicadas acessível ao usuário e à autoridade sanitária, respeitadas as normas de confidencialidade; conservar à disposição da autoridade sanitária documentos que comprovem a origem das vacinas utilizadas; notificar a ocorrência de eventos adversos pós-vacinação, inclusive erros de vacinação.
Distrito Federal investiga 42 casos suspeitos para febre maculosa
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal investiga 42 casos suspeitos de febre maculosa. Ao todo, a pasta registra 104 casos notificados da doença este ano, sendo que 62 foram descartados.
Em nota, a secretaria destacou que, para que os casos possam ser confirmados ou descartados, é necessário que sejam feitas duas coletas de exames, com duas semanas de intervalo entre elas, o que causa demora na avaliação.
Índia registra surto de novo vírus
A Índia registrou mais um surto do vírus Nipah com cinco casos e duas mortes no Estado de Kerala. Esta é a quarta vez que o país registra infecções relacionadas a esse patógeno desde 2018.
Segundo especialistas, a probabilidade de uma disseminação rápida do vírus é pequena. No entanto, é importante que as autoridades nacionais e internacionais fiquem em alerta, defendem eles.