Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Anabolizante proibido; vacina bivalente; tuberculose em pessoas com HIV

O boletim de MONEY REPORT sobre saúde, inovação, negócios e políticas públicas
CFM proíbe prescrição médica de anabolizante para fins estéticos

O Conselho Federal de Medicina (CFM) proibiu a prescrição médica de terapias hormonais com esteroides androgênicos e anabolizantes com finalidade estética, para ganho de massa muscular ou melhora do desempenho esportivo. A decisão foi tomada em razão da inexistência de comprovação científica suficiente que sustente o benefício e a segurança do paciente.

Terras indígenas economizam R$ 10 bilhões em gastos com saúde

Estudo publicado na revista científica Communications, Earth & Environment, do grupo Nature, constatou que as terras indígenas ajudam a evitar 15 milhões de casos de infecção respiratória e cardiovascular por ano, garantindo uma economia de R$ 10 bilhões nos cofres públicos.

Os pesquisadores identificaram que estes territórios fazem uma importante ação contra queimadas por terem mais árvores, responsáveis por absorver a poluição e melhorar a qualidade do ar.

Pesquisa confirma prejuízos de memória em infectados por covid-19

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) descobriram que a proteína Spike do SARS-CoV-2, quando injetada no cérebro de camundongos, induz alterações de memória. Essas mudanças ocorrem de forma tardia, em torno de 20 a 30 dias após a infecção, tal como acontece com seres humanos infectados pelo vírus da covid-19.

Vacinação bivalente contra covid-19 supera 9 milhões de doses

Segundo o o Ministério da Saúde, mais de 9 milhões de doses de vacinas bivalentes contra a covid-19 já foram aplicadas no Brasil. Os imunizantes são usados como reforço em pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença, como idoso a partir de 60 anos, pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos, gestantes e puérperas.

Aumenta mortes por tuberculose de pessoas com HIV

Em 2021 houve um aumento de 20,3% no número de mortes por tuberculose em pessoas com HIV. A doença provocou 1 a cada 3 óbitos, o que torna a principal causa de morte de pessoas infectadas pelo vírus.

Especialistas dizem que a piora tem relação com a restrição orçamentária após a criação do teto de gastos, o que diminuiu o acesso de pessoas ao tratamento. No total, o país teve 5.072 mortes por tuberculose, alta de 11% em relação ao último ano.

Suprema Corte dos EUA mantém acesso a pílulas abortivas

A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu na última sexta-feira (14) manter de forma temporária o acesso a pílula abortiva mifepristona.

O juiz federal Matthew Kacsmaryk tinha ordenado a proibição do medicamento no dia 7 de abril após um pedido de grupos antiaborto. O Departamento de Justiça diz que a decisão foi tomada por uma “avaliação profundamente equivocada da segurança da mifepristona”.

Casos de dengue são os maiores em 7 anos

A Secretaria Municipal de Saúde contabilizou 3.090 casos de dengue em São Paulo este ano, 52% em relação ao mesmo período do ano passado. Este é o maior numero de pacientes em 7 anos.

Para tentar reduzir os casos, a prefeitura instalou 20 mil armadilhas com larvicidas para matar o mosquito Aedes aegypti, mosquito que transmite a doença.

Ministério da Saúde deixa de recomendar uso das vacinas AstraZeneca e Janssen contra covid

O Ministério da Saúde não recomenda mais o uso dos imunizastes de vetor viral (AstraZeneca e Janssen) como dose de reforço contra covid-19.

O motivo é que o risco das vacinas desenvolverem trombose. O Ministério disse que até 17 de setembro de 2022 foram identificados 98 casos suspeitos da doença. Os casos mais comuns foram em mulheres e aconteceram 30 dias após a aplicação do imunizante.

O que MONEY REPORT publicou:

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.