Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Cirurgias eletivas; vacina contra dengue; proibição de PMMA

Boletim de MR sobre medicina, pesquisa, inovação, saúde mental, negócios e políticas públicas
SUS registra em 2024 maior número de cirurgias eletivas da história

O Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 13.663.782 cirurgias eletivas realizadas no ano passado. O volume é 10,8% maior do que em 2023, quando o número foi de 12.322.368 procedimentos. Em relação a 2022, a alta foi de 32%, com 10.314.385 cirurgias realizadas. 

Segundo o Ministério da Saúde, o Programa Nacional de Redução das Filas, que visa a expansão de cirurgias classificadas como prioritárias, também registrou aumento no número de procedimentos realizados. No ano passado, 5.324.823 cirurgias foram realizadas – índice 18% maior que o registrado em 2023 (4.510.740).

Sociedade médica alerta para baixa procura da vacina contra a dengue

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) emitiu um alerta sobre a baixa procura por vacina contra a dengue. O imunizante está disponível para um grupo restrito de pessoas em 1,9 mil cidades nas quais a doença é mais frequente. Apenas metade das doses distribuídas pelo Ministério da Saúde para estados e municípios foi aplicada.

De acordo com a pasta, de 2024 a 20 de janeiro de 2025, foram distribuídas 6.370.966 doses. A Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) indica que 3.205.625 foram aplicadas até o momento. Em 2024, o País teve registro recorde de dengue: 6.629.595 casos prováveis e 6.103 mortes. Estão ainda em investigação 761 óbitos.

Estudo detecta presença de metais na urina de crianças em Brumadinho

Crianças com até 6 anos de idade avaliadas em um estudo da Fiocruz Minas e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que analisa as condições de vida e saúde da população de Brumadinho, Minas Gerais, após o desastre causado pelo rompimento de uma barragem da Mineradora Vale, apresentaram resultados que mostram aumento da taxa de detecção de metais na urina.

Foi detectada a presença de pelo menos um de cinco metais (cádmio, arsênio, mercúrio, chumbo e manganês) em todas as amostras analisadas. O percentual total de crianças com níveis de arsênio acima do valor de referência passou de 42%, em 2021, para 57%, em 2023, sendo que, nas regiões próximas a áreas do desastre e de mineração ativa, o percentual de aumento entre um ano e outro é ainda mais significativo.

Conforme a pesquisa, chama atenção o fato de todos os metais apresentaram elevado percentual de detecção, nos dois anos, com reduções mais relevantes dos valores para manganês e menos expressivas para arsênio e chumbo, quando se compara 2021 e 2023. Esse quadro demonstra uma manutenção da exposição a esses metais no município, de forma disseminada em todas as regiões investigadas, ainda que com níveis mais baixos no último ano investigado.

Vacina contra chikungunya mantém anticorpos após 1 ano de aplicação

A vacina contra a chikungunya produzida pelo Instituto Butantan e pela farmacêutica franco-austríaca Valneva mantém a produção de anticorpos em 98,3% dos adolescentes imunizados após um ano de aplicação, segundo o resultado de um ensaio clínico de Fase 3 realizado pelo instituto com 750 adolescentes de 12 a 17 anos de idade que vivem em áreas endêmicas do país.

Em setembro do ano passado, os primeiros resultados do estudo feito com adolescentes foram divulgados na revista científica The Lancet Infectious Diseases, revelando que, 6 meses após a vacinação, 99,1% dos voluntários do estudo ainda mantinham proteção contra a doença.

O estudo vem sendo realizado no Brasil desde 2022, e inclui jovens que vivem em regiões endêmicas ou de grande circulação do vírus tais como São Paulo, São José do Rio Preto (SP), Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Laranjeiras (SE), Recife, Manaus, Campo Grande (MS) e Boa Vista.

Estado do Rio tem 810 casos de dengue nas primeiras semanas do ano

Em todo o estado do Rio de Janeiro, nas primeiras semanas de 2025 foram anotados 810 casos prováveis de dengue. Houve 50 internações e não há mortes confirmadas. As 810 ocorrências correspondem ao período de 29/12/2024 a 14/01/2024. Os dados são inseridos no sistema pelos municípios e atualizados diariamente no Monitora RJ, ferramenta digital da Secretaria de Estado de Saúde. 

Em 2024, ao longo do ano, houve 302.316 casos prováveis, 9.703 internações e 232 óbitos por dengue em todo o estado. Nas três primeiras semanas epidemiológicas de 2024 (31/12/2023 a 20/01/2024) foram registrados 16.011 casos. 

Vacinação contra gripe é prorrogada até 31 de janeiro na Região Norte

A vacinação contra a gripe foi prorrogada na região Norte até o dia 31 de janeiro. Segundo o Ministério da Saúde, a iniciativa considera a situação epidemiológica local, os estoques disponíveis e as estratégias definidas pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. 

A imunização é recomendada para toda a população não vacinada, a partir de 6 meses de idade. A vacina utilizada é trivalente, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. A estimativa é que 6,6 milhões de pessoas sejam imunizadas no Norte brasileiro. 

Desde 2023, a estratégia de imunização contra a gripe nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins passou a ocorrer no segundo semestre do ano, devido às particularidades climáticas da região, que inicia nessa época o “Inverno Amazônico”, período de maior circulação viral e de transmissão da gripe. 

Estudo aponta que homens cresceram mais rápido que mulheres

Um estudo publicado no revista científica Biology Letters revelou que a taxa de crescimento dos homens foi maior em relação às mulheres nos últimos 100 anos.

Os homens ficaram mais altos e pesados duas vezes mais rápido que as mulheres. O grupo, formado por cientistas italianos, americanos e ingleses, analisou informações de mais de 100.000 pessoas, distribuídas por 69 países, a partir de dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2003.

Também foram analisados dados do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Os cientistas descobriram que a cada aumento de 0,2 no IDH houve um aumento de  1,68 centímetros para mulheres e 4,03 centímetros para homens, além de um ganho médio de peso de 2,70 quilogramas para mulheres e 6,48 quilogramas para homens.

Butantan inicia produção de vacina contra dengue

O Instituto Butantan deu início à produção de sua vacina contra a dengue e tem a expectativa de produzir 1 milhão de doses este ano e mais de 100 milhões nos próximos anos.

O anúncio de fabricação acontece um mês depois que o Instituto enviou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) os últimos documentos necessários para o registro do imunizante. Como a avaliação ainda não foi concluída, não é possível distribuir e aplicar a vacina. A expectativa é que isso ocorra até março. Se for aprovada, ela será considera a primeira do mundo em dose única.

Os pesquisadores também analisaram os dados do Índice de Gini, criado pelo Banco Mundial, e identificaram que houve diminuição de altura e peso nos países mais desiguais. Cada unidade de aumento no Gini foi associada a uma redução na altura de 0,14 centímetros em mulheres e 0,31 centímetros em homens, e uma diminuição média peso de 0,13 kg para mulheres e 0,39 kg para homens.

CFM pede a proibição do uso de PMMA

O Conselho Federal de Medicina (CFM) pediu à Anvisa que a PMMA seja proibida em procedimentos estéticos. A substância é um polimetilmetacrilato, um componente plástico utilizado na área da saúde e em outros setores produtivos.

A autarquia decidiu proibir após a substância provocar fortes reações e até a morte de alguns pacientes. “O país vive um grave problema de saúde pública com o uso indiscriminado do PMMA para fins estéticos, inclusive por não médicos”, disse em comunicado.

Atualmente, a PMMA pode ser usada em apenas em duas situações e somente com profissionais qualificados: para correção de lipodistrofia (alteração no organismo que leva à concentração de gordura em algumas partes do corpo) e para correção volumétrica da face e do corpo.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.