O boletim de MONEY REPORT sobre medicina, inovação, negócios e políticas públicas
Mounjaro: remédio para obesidade reduz até 26% do peso
O potencial do Mounjaro para tratar obesidade ganhou reforço com o anúncio dos resultados de dois estudos clínicos de fase 3 —a última etapa de testes. A tirzepatida, substância do remédio, fez adultos com sobrepeso ou obesidade perderem até 26,6% do peso em comparação com placebo. Junto à medicação, as pessoas passaram por uma mudança intensiva de estilo de vida. Mais uma vez, um medicamento atinge resultados similares ao de uma cirurgia bariátrica, o que é considerado extremamente promissor por médicos e cientistas. Antes, a retatrutida havia alcançado 24% de emagrecimento.
Anticorpos neutralizam variantes da covid-19
Um estudo publicado na revista Science Advances descobriu que anticorpos podem neutralizar praticamente todas as variantes conhecidas da covid-19, incluindo a ômicron. O estudo isolou anticorpos do sangue de um paciente que se recuperou após ser infectado pela covid-19 e que foi posteriormente vacinado contra a doença. Segundo os pesquisadores, eles também poderiam evitar surtos futuros de coronavírus.
Alimentos 3D para tem dificuldade para mastigar
Uma inovação da Universidade de São Paulo pode melhorar a qualidade de vida e ajudar pessoas com disfagia, uma condição que dificulta mastigar e engolir, impedindo a ingestão de alguns alimentos. A invenção é um conjunto de géis de leite e sucos de frutas feitos a partir de uma impressão em 3D, que poderão se unir à dieta desses pacientes e fazer com que eles não tenham mais certas restrições.
Casos de meningite evidenciam baixa imunização no Rio de Janeiro
O registro de quatro casos de meningite meningocócica em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, põe em evidência a baixa imunização contra a doença no estado do Rio de Janeiro, que tem a segunda pior cobertura da vacina contra a bactéria meningococo C entre todas as unidades da federação.Segundo dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), o estado do Rio não atinge a meta de vacinar 95% dos bebês nascidos vivos anualmente desde 2016. Em 2022, o percentual de bebês vacinados foi de apenas 60%, maior apenas que a do Amapá, de 56%, e muito inferior de todo o Brasil, que teve média de 78,6% de imunizados. Da mesma maneira, a cidade de Campos dos Goytacazes ficou longe da média nacional e da meta do Ministério da Saúde, com 65%.
O que MONEY REPORT publicou
- Lula fará infiltração no quadril nesta quarta
- Rede D’Or negocia corretora por R$ 1 bi
- Fortuna de fundador da Rede D’Or aumenta R$ 1,4 bi na semana
Os 10 alimentos mais saudáveis do mundo
Um estudo realizado por pesquisadores da William Paterson University, localizada no estado de Nova Jersey, Estados Unidos, trouxe à tona os 10 alimentos mais saudáveis do mundo, conforme sua densidade de nutrientes e benefícios para o bom funcionamento do organismo.
Confira o ranking:
- Agrião
- Alface chinesa
- Acelga
- Folha de beterraba
- Espinafre
- Chicória
- Alface
- Alface romana
- Couve
Covid: cobertura para a bivalente em 20% na cidade de SP
A cobertura com a vacina bivalente contra a covid-19 está em 20,2% na população entre 18 e 59 anos de idade na cidade de São Paulo. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram aplicadas 1,4 milhão de doses nesse público. Na faixa com mais de 60 anos, a imunização chegou a 62,7%, com aplicação de 1,2 milhão de doses do imunizante fabricado pela empresa norte-americana Pfizer. A secretaria informou que tem buscado ampliar a cobertura com a vacina bivalente. Para isso, até o próximo dia 4, estão sendo feitas ações de vacinação em estações de metrô, trens e terminais de ônibus. A programação das ações está disponível na página da secretaria.