O boletim de MONEY REPORT sobre medicina, inovação, negócios e políticas públicas
Brasileiro criam tratamento para câncer de mama
Um grupo de dez pesquisadores das universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Federal Fluminense (UFF) depositou patente no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para tratamento contra o câncer de mama. O estudo descreve o desenvolvimento de um novo composto sintético direcionado à proteína conhecida como p53 quando ela apresenta mutação. Os testes realizados apontaram para essa substância capaz de reverter a função da proteína mutada. A patente é fruto de duas teses de doutorado da UFF e da UFRJ.
Mercado de transplante capilar deve crescer 21% ao ano até 2032
A queda capilar, cujos casos têm aumentado no mundo, gera preocupação. Nesse cenário, um procedimento tem ganhado popularidade: o transplante capilar. Para se ter uma ideia, segundo censo da International Society of Hair Restoration Surgery (ISHRS), a busca mundial pelo procedimento cresceu 152% entre 2010 e 2021. E a expectativa é que continue a crescer. Relatório da Global Market Insights aponta que o mercado de transplante capilar foi avaliado em US$ 5 bilhões em 2022 e deve apresentar um CAGR (taxa de crescimento anual composto) de 21% até 2032, com um tamanho estimado de mercado de US$ 37,5 bilhões em 10 anos.
Obesidade entre jovens de 18 a 24 anos subiu 90% em um ano
Em 2022, 9% dos jovens brasileiros com idade entre 18 e 24 anos tinham índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 30, o que configura obesidade. Já em 2023, esse percentual saltou para 17,1% – um aumento de 90%. Os dados fazem parte do Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Tempos de Pandemia (Covitel), desenvolvido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com a organização global de saúde pública Vital Strategies.
O que MONEY REPORT publicou
- OMS classificará adoçante da Coca Zero como potencial cancerígeno
- Remédios mais procurados estão mais caros
- Brasil tem primeiro caso de influenza aviária em aves domésticas
Baixa vacinação de idosos acende alerta para casos de gripe
Dados do Ministério da Saúde referentes ao período de março a maio revelam que somente 55% dos idosos foram vacinados neste ano na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, em comparação com o mesmo período de 2022 ano passado. “Os números estão abaixo do estimado como nunca estiveram”, disse nesta sexta-feira (30) à Agência Brasil a médica Rosana Richtmann, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas. “Este é o recorde de baixa cobertura desde que começaram as campanhas de vacinação contra a gripe”, afirmou a infectologista. A vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999.
Covid ainda provoca mil mortes por semana na Europa
O escritório europeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um alerta sobre a evolução da pandemia de covid-19. Segundo a entidade, mesmo se a situação melhorou, é preciso manter a vigilância em relação ao vírus, que ainda provoca cerca de mil mortes por semana na Europa.Segundo ele, “cerca de 1.000 novas mortes por covid-19 continuam ocorrendo toda semana na região”. Além disso, esse balanço estaria subestimado, “devido à diminuição do número de países que informam a OMS, regularmente, sobre as mortes atribuídas à covid-19”.
Aparelho brasileiro avalia idade gestacional para salvar bebês prematuros
Na sala de parto, a identificação da idade gestacional de um bebê prematuro é determinante para salvar uma vida. Atento a esse detalhe essencial, o pesquisador, por meio de uma start-up, desenvolveu o dispositivo batizado Preemie-Test, distribuído no Brasil por uma empresa de Ribeirão Preto. O trabalho recém-aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi feito em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele determina, de forma quase instantânea, a idade gestacional e a maturidade pulmonar de recém-nascidos prematuros.