Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Medicamento contra o álcool; transtornos mentais; envelhecimento

Boletim de MR sobre medicina, pesquisa, inovação, saúde mental, negócios e políticas públicas

Beba menos perdendo peso

Estudo feito por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade da Carolina do Norte identificou que medicamentos para perda de peso podem ser usados para reduzir o consumo excessivo de álcool.

O ensaio clínico descobriu que a semaglutida, distribuída sob a marca Wegovy, originalmente desenvolvida para tratar diabetes tipo 2,  uma redução de 41% no número de bebidas que consumiu em cada um dos seus dias de consumo. Além disso, os desejos semanais por álcool caíram em cerca de 40%, enquanto também houve reduções maiores no consumo excessivo de álcool ao longo do tempo em comparação com o grupo placebo.

Dobra o uso de medicamentos para transtornos mentais

O Boletim Radar Mais SUS Nº 2 – A oferta e distribuição de serviços de saúde mental no Brasil entre 2013 e 2023”, elaborado pelo Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) identificou um aumento de 50% no uso de medicamentos antipsicóticos, para tratar depressão, ansiedade, transtorno bipolar e esquizofrenia, entre 2013 e 2023. Eles tiveram um salto de 29 milhões para 44,6 milhões em dez anos.

Já os atendimentos psicossociais tiveram um aumento de 13,1 milhões, em 2013, para 26,4 milhões em 2023. O estudo também apontou que houve um aumento no número de Caps (Centro de Assistência Psicossocial) e uma redução de 53,7% nos leitos psiquiátricos oferecidos pelo SUS. Já no setor privado houve um aumento de 18,7% em 10 anos.

O que MR publicou

Estudo pode mudar percepção sobre envelhecimento

Um estudo publicado pela revista Nature Aging descobriu que os relógios epigenéticos, que medem o envelhecimento biológico, são sincronizados com mutações aleatórias que surgem no DNA.

Foram analisados dados de mutação de mais de 9 mil pacientes com câncer. Com isso, os pesquisadores descobriram que havia um aumento na metilação (modificação do DNA). Em seguida, a equipe construiu dois relógios epigenéticos e percebeu uma sincronia em ambos, o que constata que ambos os processos estão ligados ao envelhecimento.

Brasil adota novo tratamento para condição sanguínea rara

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do crovalimabe, um anticorpo monoclonal indicado para o tratamento da hemoglobinúria paroxística noturna (HPN), condição sanguínea rara.

A medicação é indicada para pacientes adultos e pediátricos, com 13 anos ou mais, e com peso corporal de pelo menos 40 quilos (kg). De acordo com a Roche Farma Brasil, fabricante do crovalimabe, trata-se do primeiro tratamento subcutâneo com aplicação rápida de baixo volume e simples administração (a cada quatro semanas) disponível no Brasil.

Betadinutuximabe chegará ao SUS em agosto

 O medicamento, cujo nome comercial é Qarziba, passará a ser ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em até 180 dias. Ele é usado no tratamento de neuroblastoma, terceiro tipo de câncer mais recorrente em crianças, perdendo apenas para a leucemia e tumores cerebrais. 

O medicamento é caro e relativamente novo, teve o uso autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2021. Em 2024, após pedido feito pelo próprio fabricante do Qarziba, o laboratório Recordati, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) recomendou a incorporação do betadinutuximabe para o tratamento de neuroblastoma de alto risco.

Como funcionará a gratuidade total do Farmácia Popular

A partir de agora, todos os 41 itens do programa passam a ser distribuídos de graça nas farmácias credenciadas. A medida deve beneficiar diretamente – e de forma imediata – mais de 1 milhão de pessoas por ano, principalmente idosos, que antes pagavam coparticipação em alguns insumos, mas agora vão retirar tudo gratuitamente. O anúncio se estende a toda a população brasileira, que agora poderá retirar o rol de medicamentos pelo programa.


Com essa ampliação, as fraldas geriátricas passam a ser fornecidas de graça para o público elegível, como pessoas com 60 anos ou mais. A Dapagliflozina, medicamento utilizado no tratamento da diabetes associada à doença cardiovascular, também será ofertada sem custo para o público. A iniciativa fortalece o acesso da população a medicamentos essenciais e expande a cobertura do programa.

Pesquisa aponta papel das mitocôndrias na mente

Um estudo, publicado no Scientific Reports, revelou o papel do uniportador de cálcio mitocondrial (MCU), responsável por fortalecer conexões neurais e fundamental para o aprendizado, memória e reconhecimento social.

Ao excluir a proteína em camundongos, os cientistas perceberam uma interrupção nas conexões neurais, o que pode contribuir para distúrbios no cérebro, como Alzheimer e autismo. O estudo também aponta novos caminhos para futuras terapias que possam retardar a neurodegeneração.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.