Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Novo exame de câncer; UFSCar x candidíase; cacau para idosos

Boletim de MR sobre medicina, inovação, saúde mental, negócios e políticas públicas

Exame barato de sangue pode descobrir câncer no cérebro

Pesquisadores britânicos desenvolveram um exame de sangue inovador para detectar câncer no cérebro. De baixo custo relativo, a descoberta pode revolucionar o diagnóstico e tratamento precoce da doença, pois troca as complexas biópsias cirúrgicas por uma simples e rápida agulhada. A descoberta foi relatada no International Journal of Cancer, nesta semana.

De acordo com os pesquisadores do Brain Tumour Research Centre of Excellence, ligado aos Imperial College London e Imperial College Healthcare NHS Trust, a biópsia líquida ajudará os acometidos da doença em pontos de difícil acesso na caixa craniana. O teste pode diagnosticar com precisão tumores cerebrais como o glioblastoma (GBM), o mais comum entre as variantes agressivas em adultos. Ainda não há previsão quando a solução estará disponível ao mercado.

UFSCar cria esponja absorvível contra candidíase

Uma esponja biodegradável capaz de liberar medicamentos gradativamente foi criada para tratar casos de candidíase, infecção genital feminina causada por fungos. O dispositivo intravaginal foi desenvolvido na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo. A composição é de quitosana, uma substância porosa derivada de crustáceos. A própria paciente poderá inserir o dispositivo sem riscos. O material é biocompatível com o trato vaginal, criando um gel que se desfaz em poucos dias. Assim, não há a necessidade de remoção. A candidíase é uma das infecções genitais femininas mais comuns e afeta 75% das mulheres em pelo menos um momento de suas vidas. O resultado do trabalho foi publicado no International Journal of Pharmaceutics. A expectativa é que a solução atraia o interesse da indústria farmacêutica.

RS tem caso de sarampo importado

O Centro de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul emitiu nesta sexta-feira (26) um alerta após confirmar um caso importado de sarampo no estado. O paciente é um menino de 3 anos que chegou ao município de Rio Grande (RS) em 27 de dezembro, procedente do Paquistão. O país asiático tem circulação endêmica da doença. A família do menino chegou em 26 de dezembro e passou pelos aeroportos internacionais de São Paulo e Porto Alegre, finalizando o itinerário via transporte rodoviário até a cidade, distante 334 quilômetros da capital gaúcha. De acordo com o centro de vigilância, a criança não estava no período de transmissibilidade durante o deslocamento.

Em 2 de janeiro, a família procurou atendimento em uma unidade de pronto-atendimento (UPA) com o menino sofrendo dores abdominais e febre. Transferido para o hospital universitário (HU-Furg), ele permaneceu em isolamento sob a suspeita de malária. O diagnóstico correto saiu em 4 de janeiro.

Diante da confirmação, a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul reforçou a recomendação de aplicação da vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças a partir de 1 ano e até os 59 anos. O imunizante integra o calendário nacional de vacinação. Os últimos registros de sarampo no estado são de abril de 2020, quando 37 casos foram contabilizados. No RS, a cobertura vacinal contra a doença é de 92%. A recomendação é que a taxa se mantenha em 95%.

O que MR publicou

Multivitamínicos melhoraram a cognição de idosos, aponta estudo

O estudo Cocoa Suplement and Multivitamin Outcomes Study (Estudos dos Resultados de Suplementos de Cacau e Multivitamínicos) concluiu que suplementos multivitamínicos podem apresentar benefícios para a saúde cognitiva de pessoas com mais de 60 anos. O estudo foi publicado no American Journal of Clinical Nutrition e envolveu mais 570 participantes nos Estados Unidos. Os que receberam as vitaminas apresentaram melhora nos testes de memória episódica e na cognição global. “Agora, é necessário entender como os mecanismos do multivitamínico protegem a perda de memória e a perda cognitiva”, disse Howard Sesso, um dos autores do estudo e diretor de medicina preventiva do Brigham and Women’s Hospital, de Boston.

51 milhões de brasileiros possuem planos de saúde

Levantamento divulgado nesta quarta-feira (24) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) revela que em dezembro do ano passado, 51.081.018 de brasileiros possuíam planos de assistência médica, superando, pela primeira vez, a marca de 51 milhões. Os planos exclusivamente odontológicos registraram 32.668.175 beneficiários. O setor engloba 680 operadoras ativas médico-hospitalares com beneficiários e 238 operadoras ativas exclusivamente odontológicas com beneficiários.

Em um ano, os planos médico-hospitalares tiveram crescimento de 957.197 beneficiários em relação a dezembro de 2022. Já em relação a novembro de 2023, o crescimento foi de 150.118 usuários. No caso dos planos exclusivamente odontológicos, ocorreu aumento de 2.469.502 beneficiários em 12 meses; e de 287.751, na comparação de dezembro de 2023 com o mês anterior.

A faixa etária de 45 a 49 anos foi a que apresentou o crescimento mais expressivo na assistência médica, com 240.716 novos beneficiários nos últimos 12 meses, seguida pela faixa de 40 a 44 anos (183.201 novos beneficiários). No caso dos planos odontológicos, essas faixas também foram as que registraram as maiores expansões: de 281.144 beneficiários, para a de 45 a 49 anos, e de 253.934 usuários, para a de 40 a 44 anos.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.