Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Numa fria; curas da dengue e malária; tumores em jovens

Boletim de MR sobre medicina, inovação, saúde mental, negócios e políticas públicas

Vá tomar um banho frio

O atleta holandês Wim Hof, conhecido como “The Iceman” (Homem do Gelo, em inglês), tem feito sucesso com seu método de mergulhar em banhos de gelo. Um novo estudo, produzido por pesquisadores da Universidade de Warwick, constatou que realmente a técnica pode reduzir os níveis de inflamação no corpo.

As maiores mudanças observadas foram no aumento no hormônio do estresse, adrenalina e produtos químicos anti-inflamatórios chamados citocinas. A pesquisa mostrou que as técnicas de respiração de Hof desencadeiam a liberação de grandes quantidades de adrenalina, um componente-chave da resposta de luta ou fuga.

Por que cada vez mais jovens desenvolvem câncer?

Atualmente há um aumento nos casos de cânceres entre adultos com menos de 50 anos. Modelos baseados em dados globais preveem que o número de casos de câncer de início precoce aumentará em cerca de 30% entre 2019 e 2030.

Nos Estados Unidos, o câncer colorretal — que normalmente atinge homens com cerca de 60 anos ou mais — tornou-se a principal causa de morte por câncer entre homens com menos de 50 anos. Em mulheres jovens, tornou-se a segunda principal causa de morte por câncer. O câncer uterino aumentou 2% a cada ano desde meados da década de 1990 entre adultos com menos de 50 anos e o câncer de mama de início precoce aumentou 3,8% ao ano entre 2016 e 2019.

Antiviral contra dengue será testado a partir de abril

A Universidade de Stanford (EUA) e a Ciência Pioneira, iniciativa sem fins lucrativos de apoio à pesquisa científica no Brasil vinculada ao Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), anunciaram o início dos testes pré-clínicos de um remédio contra o vírus da dengue.

O antiviral foi feito a partir de compostos usados no desenvolvimento de medicamentos para hepatite. O próximo passo é avaliar a eficácia do medicamento em camundongos. Os testes estão previstos para começar em abril.

O País vive uma situação de crise da doença, com mais de 1,6 milhão de casos este ano. Este é o segundo maior número desde o início da série histórica, em 2000.

Circulação de diversos vírus mantém casos de SRAG em alta

O novo Boletim InfoGripe, divulgado na última quinta-feira (14) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), sinaliza crescimento de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na maior parte do país e em todas as faixas etárias analisadas. Segundo a Fiocruz, o atual quadro é decorrente dos diversos tipos de vírus que estão circulando no território nacional, entre os quais o Sars-CoV-2 (covid-19), influenza (gripe), vírus sincicial respiratório (VSR) e rinovírus. 

O boletim destaca que os casos de SRAG por covid-19 aumentaram nos estados do Centro-Sul. Em Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo, a análise aponta desaceleração do crescimento de SRAG em idosos nas últimas semanas.

O que MR publicou

Capital paulista perto de uma epidemia de dengue

A cidade de São Paulo está muito próxima de atingir o índice epidêmico de dengue. De acordo com dados oficiais da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde hoje são 295 casos para cada 100 mil habitantes. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que taxas cima de 300 casos por 100 mil habitantes indicam uma situação de epidemia da doença.

A vigilância epidemiológica municipal aponta crescimento de 1.668% nos casos de dengue na capital. Passou de 2003 casos em dez semanas no início de 2023 para 35.417 casos nas dez primeiras semanas de 2024. Os casos confirmados de dengue no município de São Paulo mostram que mulheres nas faixas etárias entre 20 e 49 anos estão entre os grupos mais vulneráveis para a doença.

28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Relatório divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aponta que 28% dos produtos industrializados monitorados por autoridades brasileiras em 2020 e 2021 não atingiram as metas estabelecidas para redução de sódio. De acordo com a Anvisa, as categorias classificadas como críticas são biscoito salgado, bolos prontos sem recheio, hambúrgueres, misturas para bolo aerado, mortadela conservada em refrigeração, pães de forma, queijo muçarela e requeijão.

O relatório cita, entretanto, “alentador progresso” observado em algumas categorias, como o caso de biscoitos doces tipo maria e maisena, indicando “uma tendência positiva”.

Yanomamis serão os primeiros a receber remédio contra malária

A Terra Indígena (TI) Yanomami, em Roraima, é a primeira região do Brasil a receber a Tafenoquina 150 miligramas (mg), medicamento em dose única utilizado para tratamento e cura da malária. O remédio foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) em junho do ano passado, quando foi apontado por autoridades sanitárias como novo aliado na eliminação da doença.

Em nota, o Ministério da Saúde diz que a oferta da Tafenoquina 150 mg na rede pública representa um ganho para a população por ser um tratamento mais rápido e efetivo. O material, segundo a pasta, já chegou a Roraima – em quantitativo que atende à necessidade de toda a população local ao longo dos próximos seis meses.

Adesão para vacina contra HPV está abaixo da meta

A vacina contra HPV, distribuída gratuitamente no SUS para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, está com um índice de adesão abaixo do esperado, principalmente entre os meninos.

Um dos motivos é a desinformação, sendo a vacina o principal alvo de fake news, como o de que o imunizante pode estimular uma vida sexual mais precoce.

Segundo o Ministério da Saúde, entre 2018 e 2024, 75,61% das meninas receberam a primeira dose, enquanto 58,19% retornaram para completar o esquema vacinal de duas doses. Já entre os meninos,  52,86% receberam a primeira dose, e 33,12% a segunda. Muito abaixo do que a OMS recomenda, que é o índice de 90% entre as meninas.

O vírus associado a mais de 90% dos casos de câncer de colo do útero e fator de risco para desenvolvimento de câncer no ânus, pênis, vulva, vagina e de cabeça e pescoço (uma região conhecida como orofaringe).

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.