Boletim de MR sobre medicina, inovação, saúde mental, negócios e políticas públicas
Reino Unido passa a oferecer pâncreas artificial na rede pública
O Reino Unido se tornou o primeiro país do mundo a oferecer pâncreas artificial para pessoas que possuem diabetes tipo 1 através do NHS (Serviço Nacional de Saúde, na sigla em inglês).
O equipamento, conhecido oficialmente como sistema híbrido de circuito fechado, utiliza um sensor de glicose sob a pele que calcula a insulina que está em uma bomba.
Apesar de estar disponível gratuitamente, os responsáveis pela saúde pública acreditam que levará cinco anos para que todos os pacientes elegíveis façam uso da tecnologia.
Entenda como fica a vacinação contra o HPV no Brasil
A vacinação contra o papilomavírus humano, o HPV, no Sistema Único de Saúde (SUS) vai deixar de ser feita em duas doses e passará a ser administrado em dose única.
Segundo Mônica Levi, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a mudança se aplica estritamente ao SUS e vai ser implementado porque estudos apontam a eficácia da dose única contra o HPV na prevenção do câncer de colo de útero, mas o vírus está associado a outros tipos de câncer, como de orofaringe, pênis, ânus, vagina e vulva.
Saiba as diferenças entre o vírus sincicial respiratório e a influenza
Apesar de os dois vírus se comportarem de forma semelhante, existem particularidades que ajudam a fazer a distinção entre eles.
O vírus sincicial respiratório, por exemplo, acomete com muita frequência os bebês pequenos, nos primeiros meses de vida. Ele tem uma manifestação clínica clássica que é a bronquiolite, doença que começa com febre, tosse, igual a outras doenças respiratórias, mas que progride para um quadro de cansaço e insuficiência respiratória, chamado comprometimento do trato respiratório inferior, que abrange os pulmões, os bronquíolos.
Já o vírus Influenza, de forma geral, tem gerado surtos em crianças de idades maiores, adolescentes e adultos jovens e provoca febre de início súbito, dores no corpo, dor de garganta, sintomas de tosse, coriza. Entre os idosos, tanto o vírus da influenza como o sincicial podem ser problemáticos.
O que MR publicou
- Testes positivos para dengue e influenza aumentam em SP
- Anvisa proíbe venda do álcool 70% a partir de abril
- Crianças brasileiras estão mais altas e obesas
- Remédios ficam mais caros a partir desta segunda-feira (1º)
Casos de covid-19 registram queda e atendimento por gripe aumenta no RJ
O Panorama da Covid-19, divulgado na quarta-feira (3) pela Secretaria de Estado de Saúde, indica que a taxa de positividade dos exames para covid regrediu ao menor patamar em 2024. Os indicadores de testes rápidos (antígeno) e o de RT-PCR estiveram abaixo dos 9%, entre os dias 10 e 23 de março último.
A atual edição do boletim, indica tendência de aumento na solicitação de leitos para tratamento de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), especialmente nas faixas etárias de 0 a 1 ano, de 1 a 4 anos, de 20 a 29 anos e de pessoas acima dos 80 anos.
Entenda o que é autismo
Segundo o neuropsicólogo Mayck Hartwig, o transtorno do espectro do autismo é uma condição do desenvolvimento neurológico atípico, que se manifesta nos anos iniciais do desenvolvimento e que acarreta atipicidade nas áreas de interação social e de comunicação social.
Existem três níveis de autismo, que definem a necessidade de suporte que o autista necessitará ao longo da vida. Uma pessoa com nível 1, por exemplo, só precisa de um leve suporte. Já uma diagnosticada com o nível 3 precisa de suporte substancial.
Além da dificuldade para se comunicar e interagir com outras pessoas, que é comum a todos os autistas, o TEA também pode ter outras manifestações, como comportamentos repetitivos, interesses restritos, problemas em lidar com estímulos sensoriais excessivos (som alto, cheiro forte, multidões), dificuldade de aprendizagem e adoção de rotinas muito específicas.
Anvisa autoriza registro de vacina que previne bronquiolite em bebês
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o registro da vacina Abrysvo, da farmacêutica Pfizer. A dose combate o vírus sincicial respiratório (VSR), causador de infecções no trato respiratório, como a bronquiolite.
O imunizante é descrito como bivalente, já que é composta por dois antígenos da proteína de superfície F do VSR. A administração é intramuscular e em dose única. Segundo a Anvisa, a vacina deve ser aplicada durante o segundo ou terceiro trimestre da gestação.
A Anvisa já havia autorizado o registro da vacina Arexvy, da farmacêutica GlaxoSmith Kline, também destinada à prevenção de doenças causadas pelo VSR, porém, com indicação restrita à população com idade superior a 60 anos.