Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Rede privada contra meningite; novos riscos para mulheres; adesivo substitui vacina

Boletim de MONEY REPORT sobre medicina, inovação, negócios e políticas públicas

Nova vacina contra meningite chega à rede privada

Uma nova vacina contra a doença pneumocócica (DP) chegou este mês a clínicas e laboratórios privados do país. A VPC15 (VaxNeuvance 15-valente), fabricada pela MSD, oferece proteção contra 15 sorotipos da bactéria pneumococo (Streptococcus pneumoniae), que causa doenças como sinusite, pneumonia e meningite. A vacina é indicada pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) para crianças com idades entre 2 e 15 meses de vida, um dos grupos mais vulneráveis à infecção bacteriana. Elas devem tomar quatro doses do imunizante, com dois meses de intervalo entre a primeira e a terceira aplicação (aos 2, 4 e 6 meses), além de uma dose de reforço entre 12 e 15 meses de vida. Nas clínicas particulares, cada dose custa cerca de R$ 350.

Anvisa autoriza estudo clínico de terapia celular para leucemias e linfomas

Em setembro, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou o início do estudo clínico da terapia CAR-T para tratamento de alguns tipos de câncer do sangue, como o linfoma e a leucemia. Agora, pesquisadores da FUNDHERP (Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto), em conjunto com o Instituto Butantan, vão selecionar 81 participantes para os testes. O objetivo é avaliar a segurança e a eficácia do tratamento, que pode, um dia, fazer parte das terapias avançadas oferecidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Hoje, a terapia CAR-T tem um custo bastante elevado, de cerca de R$ 2 milhões.

Usuários poderão consultar on-line lugar na fila do SUS

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em parceria com a Secretaria de Saúde (SES/DF), lançou na terça-feira (17), o Mapa Social da Saúde. A ferramenta digital disponibiliza um serviço inédito que permite ao usuário consultar o seu lugar na fila de espera para exames e procedimentos. Dados gerais sobre atenção primária, saúde mental e regulação também podem ser obtidos no Mapa da Saúde.

O que MONEY REPORT publicou

Casos suspeitos de covid aumentam 84% nos hospitais privados SP

O Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (SindHosp) divulgou uma pesquisa em que mostra um aumento de 84% nos casos suspeitos de covid nos hospitais privados do estado entre os dia 10 e 19.

Houve também um aumento de 76% nas internações em decorrência da doença. A maioria relatou um aumento acima dos 5%. Uma das razões para o aumento é circulação da subvariante Éris, que foi identificada pela primeira vez no Brasil no início de agosto.

Insônia, depressão e estresse: novos fatores de risco para fibrilação atrial em mulheres

Insônia, depressão e acontecimentos estressantes podem aumentar o risco de mulheres pós-menopausa desenvolverem fibrilação atrial, um tipo de arritmia cardíaca. Isso é o que mostra um novo estudo feito por cientistas americanos de várias instituições, publicado no Journal of the American Heart Association. Estima-se que cerca de uma em cada quatro mulheres vai desenvolver essa condição. Segundo médicos, fatores como a idade avançada elevam os riscos de apresentar essa arritmia. Mas a nova pesquisa mostra a influência de aspectos psicossociais nesses casos, assunto que ainda é pouco estudada.


Pesquisa liga Alzheimer a bactérias intestinais

Um grupo internacional de cientistas descobriu uma ligação entre as bactérias do intestino e a ocorrência do Alzheimer.Para chegar à conclusão, eles transplantaram a microbiota fecal de pessoas com Alzheimer em ratos. Os ratos apresentaram deficiências em comportamentos dependentes da neurogênese, um tipo de plasticidade cerebral essencial para certas funções de memória e humor. Os sintomas dos ratos eram semelhantes aos apresentados por pessoas com Alzheimer. Os pacientes com Alzheimer apresentavam níveis mais elevados de mediadores inflamatórios na corrente sanguínea. Eles também tinham maiores quantidades de calprotectina, um marcador de inflamação intestinal. Essas descobertas sugerem que a microbiota intestinal pode desempenhar um papel no desenvolvimento do Alzheimer.

Adesivo de pele pode substituir injeções e medicações orais

Cientistas da Universidade de Bath, na Inglaterra, criaram um adesivo de pele capaz de fornecer uma dosagem controlada de medicamento diretamente no corpo. Assim, não são mais necessárias injeções ou a administração de medicação por via oral. A tecnologia foi descrita na revista Biomaterials Advances. Os adesivos de microagulha são feitos de um hidrogel com o ingrediente ativo encapsulado dentro da própria estrutura da microagulha, e não em um reservatório separado. Eles podem ser fabricados a partir de moldes impressos em 3D, o que faz com que sejam mais acessíveis do que outras tecnologias disponíveis comercialmente. A expectativa é que esses adesivos para a pele cheguem ao mercado nos próximos cinco a 10 anos.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.