Boletim de MR sobre medicina, inovação, saúde mental, negócios e políticas públicas
Samsung lança anel que monitora saúde
Na quarta-feira (10), a Samsung apresentou oficialmente seu novo dispositivo eletrônico, o Galaxy Ring, um anel inteligente que monitora sinais de saúde. O aparelho vai permitir acompanhar sono, atividade físicas, frequência cardíaca e ciclo menstrual dos usuários. Os dados são repassados para celulares e relógios da própria marca. Não é obrigatório ter um smartwatch, embora o uso seja otimizado para os Galaxy Watch 7 e Galaxy Watch Ultra. A sincronia é pelo app Samsung Health. O aparelho pode ser usado na natação, pois tem resistência até 100 metros de profundidade e pode permanecer sob a água doce por até 30 minutos. O preço em reais ainda não foi divulgado, mas na Amazon é oferecido a US$ 399 (R$ 2.163) mais taxas de importação. O produto chega ao Brasil ainda este ano em três cores: preto, dourado e prateado. O Galaxy Ring vem em um estojo de acrílico, com luzes indicadoras da recarga, cabo USB-C com carregador de tomada e uma base sem fios.
O que é a síndrome de Patau, condição genética rara e grave
Causada pela presença de uma cópia adicional (trissomia) do cromossomo 13 em algumas ou em todas as células do corpo, a síndrome de Patau é pouco conhecida do público, considerada rara e pode levar à morte. A condição compromete gravemente o desenvolvimento do feto e, em muitos casos, resulta em aborto espontâneo, morte fetal após as 20 semanas de gestação ou mesmo morte do bebê pouco depois do nascimento. A estimativa é que a trissomia do cromossomo 13 afete cerca de 1 em cada 4 mil nascimentos. A doença foi identificada na década de 1960, pelo geneticista alemão-americano, Klaus Patau, que classificou a síndrome como um acidente genético.
Bebês com síndrome de Patau se desenvolvem de forma mais lenta no útero e, normalmente, apresentam baixo peso ao nascer, além de uma série de problemas médicos classificados como graves. Os números mostram que mais de nove em cada dez crianças nascidas com a doença morrem ao longo do primeiro ano de vida.
Características
Defeitos cardíacos graves em razão do crescimento limitado no útero atingem oito em cada dez bebês com a trissomia do cromossomo 13. Quando o cérebro não chega a se dividir por completo, quadro conhecido como holoprosencefalia, as consequências podem ser:
- Fenda labial e palatina;
- Olhos de tamanho reduzido;
- Ausência de um ou ambos os olhos;
- Cabeça menor que o tamanho normal (microcefalia);
- Má-formação do ouvido e surdez;
- Defeitos na parede abdominal (os intestinos ficam expostos para fora do abdomê, cobertos apenas por uma membrana);
- Cistos nos rins;
- Má-formação das mãos e nos pés, como dedos extras, ou pé talovertical congênito.
Causas
A maioria dos casos surge de forma aleatória no momento em que o espermatozoide e o óvulo se encontram e o feto começa a se formar.
Testagem
Entre a 10ª e a 14ª semana de gestação, é possível realizar uma espécie de teste de rastreamento para a síndrome de Patau e para outras trissomias, como a síndrome de Down ou trissomia do cromossomo 21 e a síndrome de Edwards ou trissomia do cromossomo 18. A testagem envolve uma análise combinada de exames de sangue e de imagem (ultrassonografia).
Se o teste de triagem indicar que há chance de o feto apresentar alguma das condições, um segundo teste, chamado NIPT (sigla em inglês para teste pré-natal não invasivo), avalia o risco de doenças cromossômicas. O exame é feito por meio de coleta de sangue intravenoso da própria gestante.
Tratamento
Atualmente, não há tratamento específico disponível para a síndrome de Patau. Como resultado dos graves problemas de saúde que o recém-nascido apresenta, os profissionais geralmente se concentram em minimizar o desconforto do bebê e garantir que ele seja capaz de se alimentar propriamente.
Para o pequeno número de crianças com trissomia do cromossomo 13 que sobrevivem após os primeiros dias de vida, os cuidados dependem dos sintomas apresentados e de necessidades específicas.
Farmácia Popular oferece medicamentos gratuitos
A partir desta quarta-feira (10), 95% dos medicamentos e insumos fornecidos pelo Programa Farmácia Popular passam a ser distribuídos de forma gratuita. De acordo com o Ministério da Saúde, remédios para tratar colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite, por exemplo, já podem ser retirados de graça em unidades credenciadas. A expectativa da pasta é que cerca de 3 milhões de pessoas que já utilizam o programa sejam beneficiadas. Confira a lista completa abaixo, conforme indicação médica:
Asma
- Brometo de ipratrópio 0,02mg
- Brometo de ipratrópio 0,25mg
- Dipropionato de beclometasona 200mcg
- Dipropionato de beclometasona 250mcg
- Dipropionato de beclometasona 50mcg
- Sulfato de salbutamol 100mcg
- Sulfato de salbutamol 5mg
Diabetes
- Cloridrato de metformina 500mg
- Cloridrato de metformina 500mg – ação prolongada
- Cloridrato de metformina 850mg
- Glibenclamida 5mg
- Insulina humana regular 100ui/ml
- Insulina humana 100ui/ml
Hipertensão
- Atenolol 25mg
- Besilato de anlodipino 5 mg
- Captopril 25mg
- Cloridrato de propranolol 40mg
- Hidroclorotiazida 25mg
- Losartana potássica 50mg
- Maleato de enalapril 10mg
- Espironolactona 25 mg
- Furosemida 40 mg
- Succinato de metoprolol 25 mg
Anticoncepcionais
- Acetato de medroxiprogesterona 150mg
- Etinilestradiol 0,03mg + levonorgestrel 0,15mg
- Noretisterona 0,35mg
- Valerato de estradiol 5mg + enantato de noretisterona 50mg
Osteoporose
- Alendronato de sódio 70mg
Dislipidemia
- Sinvastatina 10mg
- Sinvastatina 20mg
- Sinvastatina 40mg
Doença de Parkinson
- Carbidopa 25mg + levodopa 250mg
- Cloridrato de benserazida 25mg + levodopa 100mg
Glaucoma
- Maleato de timolol 2,5mg
- Maleato de timolol 5mg
Rinite
- Budesonida 32mcg
- Budesonida 50mcg
- Dipropionato de beclometasona 50mcg/dose
Dignidade menstrual
- Absorvente higiênico (para pessoas em situação de vulnerabilidade e estudantes da rede pública)
Copagamento
De acordo com a lista atualizada do programa, os seguintes itens do Farmácia Popular permanecem na modalidade de copagamento, onde o ministério arca com até 90% do valor de referência e o cidadão paga o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia:
- Dapagliflozina 10 mg (indicado para o tratamento de diabetes associada a doença cardiovascular)
- Fralda geriátrica (quadros de incontinência)
Vacina brasileira contra covid entra em testes avançados
Primeiro imunizante 100% brasileiro contra o vírus da covid-19, o Spin-TEC entrou está em fase avançada de desenvolvimento, anunciou o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação na sexta-feira (12). Essa é a última etapa antes da fase de produção. Os testes clínicos devem começar ainda este ano e serão conduzidos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pelo Centro Nacional de Vacinas (CNVacinas). Quando aprovado, a vacina será produzida no complexo de pesquisas e fabricação de insumos farmacêuticos do CNVacinas, em Belo Horizonte (MG). As obras devem ser finalizadas em 2026.
OMS pré-qualifica primeiro autoteste para hepatite C
A Organização Mundial da Saúde (OMS) pré-qualificou o primeiro autoteste para hepatite C. Fabricado pelo OraSure Technologies, o OraQuick HCV, é uma extensão de um teste rápido para hepatite C inicialmente pré-qualificado para uso profissional. “A nova versão, especificamente projetada para o uso de pessoas leigas, fornece um único kit contendo os componentes necessários para realizar o autoteste”, informou a OMS.
A tecnologia pode garantir que mais pessoas sejam tratadas. Dados da OMS indicam que, todos os dias, 3,5 mil pessoas morrem no mundo em razão de hepatites virais. Dos 50 milhões que vivem com hepatite C, apenas 36% testaram positivamente e 20% tiveram acesso ao tratamento até o fim de 2022. Para a entidade, a pré-qualificação do autoteste representa uma forma segura e efetiva de expandir a testagem para hepatite C, garantindo que mais pessoas sejam diagnosticadas com a doença e tratadas.
Planos notificados após cancelamentos unilaterais
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) notificou 17 operadoras de planos de saúde e quatro associações de saúde para que prestem esclarecimentos sobre cancelamentos unilaterais de contratos. A investigação, segundo a entidade, foi motivada em razão do aumento expressivo de reclamações registradas nos sistemas consumidor.gov.br e ProConsumidor.
Os questionamentos são decorrentes da quantidade anormal de cancelamentos/rescisões contratuais unilaterais em 2023 e 2024; os motivos alegados que justificariam tais procedimentos; quantos beneficiários estavam em tratamento; quantos beneficiários necessitam de cuidados ou assistência contínua de saúde; quantos são idosos ou possuem transtornos globais de desenvolvimento; e qual a faixa etária dos beneficiários.
Em maio, o sistema ProConsumidor registrava 231 reclamações sobre cancelamentos/rescisões de planos de saúde. No Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec Nacional), eram 66 ocorrências e, na plataforma consumidor.gov.br, 1.753 queixas sobre cancelamentos unilaterais de contratos.