Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Brasil bate recorde de mortes por dengue em 2023

São Paulo foi o estado com mais mortes (286), seguido de Minas Gerais (261) e Paraná (12)

Em 2023, o Brasil bateu o recorde de mortes por dengue, com 1.094 vidas perdidas, segundo o Ministério da Saúde. Os dados foram extraídos do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação).

O recorde anterior ocorreu em 2022, com 1.053 óbitos. O terceiro ano com mais mortes foi 2015, com 986 vítimas.

O aumento de casos e mortes por dengue é resultado de uma combinação de fatores, incluindo a circulação de quatro sorotipos do vírus, a expansão da área de transmissão para o Sul do país e a mudança no perfil geográfico, segundo Claudia Codeço, pesquisadora e coordenadora do InfoDengue, da Fiocruz.

São Paulo foi o estado com mais mortes por dengue em 2023 (286), seguido de Minas Gerais (261) e Paraná (12).

Minas Gerais também foi o estado com mais casos em 2023 (408 mil).

Para 2024, o Ministério da Saúde estima que a região Centro-Oeste ficará num nível epidêmico, com potencial para mais de 100 mil casos. O Sudeste também tem alerta especial para Minas Gerais e Espírito Santo, com potencial epidêmico. O Paraná tem potencial muito alto e o Nordeste vai aumentar, mas as estimativas indicam que ficará abaixo do limiar epidêmico.

A vacina contra a dengue ainda não está disponível no Brasil, mas está em fase de desenvolvimento.

5 milhões de casos de dengue em 2024

“Para 2024, temos uma estimativa de que a região Centro-Oeste ficará num nível epidêmico, porque muitas pessoas lá não tiveram a doença —por uma circulação menor do vírus—, principalmente as crianças e os idosos, grupos que nos preocupam. O Sudeste tem alerta especial para Minas Gerais e Espírito Santo, com potencial epidêmico. O Paraná tem potencial muito alto e o Nordeste vai aumentar, mas as nossas modelagens indicam que ficará abaixo do limiar epidêmico. Seguiremos monitorando”, afirmou a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, durante coletiva de imprensa em dezembro.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.