Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Casos de câncer podem aumentar 77% até 2050

Relatório sugere que 1 em cada 5 pessoas que estão vivas agora desenvolverão a doença

Todos os anos, milhões de pessoas são diagnosticadas com câncer no mundo e muitas perdem a vida. Mesmo com o avanço da medicina milhões de pessoas continuam morrendo por causa da doença. Um estudo americano divulgado recentemente não trouxe boas noticias. O relatório da Sociedade Americana do Câncer projeta que, até 2050, o número de pessoas com câncer poderia aumentar 77%.

O relatório, publicado no periódico CA: A Cancer Journal for Clinicians, descobriu que em 2022 – o ano mais recente para o qual os dados estavam disponíveis – cerca de 20 milhões de casos de câncer foram diagnosticados juntamente com 9,7 milhões de mortes por câncer.

Essas estimativas sugerem que cerca de 1 em cada 5 pessoas que estão vivas agora desenvolverão câncer durante sua vida, e cerca de 1 em cada 9 homens e 1 em cada 12 mulheres morrerão da doença.

Quando se trata do número de casos ao redor do mundo, “acreditamos que esse número chegará a 35 milhões até 2050, em grande parte devido ao aumento da população idosa”, diz William Dahut, diretor científico da Sociedade Americana do Câncer.

O novo relatório afirma que o crescimento populacional e o envelhecimento são fatores-chave do tamanho do fardo mundial do câncer, com a população global de cerca de 8 bilhões de pessoas em 2022 projetada para atingir 9,7 bilhões até 2050.

Mas se mais pessoas também usarem tabaco e mais apresentarem obesidade, juntamente com outros fatores de risco para o câncer, o número projetado de casos poderá ser ainda maior, alertou Dahut, especialmente em países de baixa renda.

“Muitos dos fatores de risco para o câncer que tradicionalmente vimos em países de alta renda, como tabaco e obesidade, esses mesmos fatores agora estão se movendo para os países de baixa renda”, disse Dahut, acrescentando que essa tendência é preocupante.

“São países que não têm os recursos para detectar o câncer precocemente, tratar o câncer adequadamente e preveni-lo da mesma forma que muitas vezes é feito em outros países”, disse ele. “Estamos preocupados que vamos ver taxas de incidência aumentadas, taxas de mortalidade aumentadas, especialmente em países de baixa renda, onde os cânceres agora estão sendo impulsionados não apenas por fatores de risco tradicionais, mas também por coisas externas como tabaco e obesidade”.


Tipos mais comuns

O novo estudo inclui dados globais da incidência e morte por câncer do Observatório Global do Câncer, um banco de dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Os dados mostram que o câncer de pulmão foi o mais diagnosticado em todo o mundo em 2022, com quase 2,5 milhões de novos casos e mais 1,8 milhão de mortes.

No geral, os 10 tipos de câncer mais comuns tanto em homens quanto em mulheres representaram mais de 60% dos casos de câncer recém diagnosticados e das mortes por câncer, de acordo com o relatório.

Os tipos de câncer mais comuns são pulmão, mama em mulheres, colorretal, próstata, estômago, fígado, tireoide, cervical, bexiga e linfoma não-Hodgkin, de acordo com o relatório. O câncer de pulmão também foi a principal causa de morte por câncer, seguido por colorretal, fígado, mama em mulheres, estômago, pâncreas, esôfago, próstata, cervical e leucemia.

O novo relatório detalha como muitos países de baixa renda têm altas taxas de mortalidade por câncer apesar da baixa incidência de câncer, principalmente devido à falta de acesso a ferramentas de triagem para detectar a doença precocemente e serviços de tratamento avançados.

“O relatório ajuda a destacar não apenas essas tendências globais do câncer, mas também como o câncer está se tornando um ‘problema de saúde maior’ em regiões de baixa e média renda do mundo”, Harold Burstein, oncologista do Instituto de Câncer Dana-Farber e professor da Escola de Medicina de Harvard. “O câncer é uma onda de maré chegando às suas comunidades”, afirma.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.