Crer que suco de limão e caldo de cana são antivirais naturais que curam dengue em horas é uma mentira que precisa ser combatida
Circula nas redes sociais um vídeo que propaga a falsa informação de que suco de limão e caldo de cana podem curar a dengue. É uma asneira irresponsável empacotada sob o rótulo de fitoterapia ancestral que coloca em risco a saúde dos desavisados. Suco de limão em doses elevadas é incapaz de eliminar a carga viral da doença, muito menos com auxílio de caldo de cana. Chamar o limão de antiviral capaz de eliminar a doença em poucas horas é o puro suco do charlatanismo.
Infectologistas e biólogos desmentem categoricamente essa alegação. O vírus da dengue não é combatido por esses produtos e seu consumo pode até mesmo trazer consequências negativas para pacientes com a doença, já que o contaminado deixaria de procurar auxílio médico.
Por que o suco de limão e o caldo de cana não curam a dengue?
- O vírus da dengue se replica dentro de células do corpo humano. Para combatê-lo, seria necessário um medicamento ou princípio ativo que impedisse essa replicação, algo que o limão e o caldo de cana não fazem, pois não adentram nas células do corpo humano.
- Caldo de cana é rico em glicose. Pacientes com dengue hemorrágica, que exigem acompanhamento médico urgente, podem ser prejudicados pelo consumo de alimentos ricos em açúcar, como o caldo de cana.
- Limão contém salicilatos em pequena quantidade. Essa substância, presente em diversos medicamentos, pode ser prejudicial em casos graves de dengue, pois aumenta o risco de hemorragias e outras complicações.
O que fazer se você tiver dengue?
- Procure atendimento médico imediatamente. Não existe um medicamento específico para a dengue, mas o tratamento com analgésicos e antitérmicos pode aliviar os sintomas.
- Evite o consumo de salicilatos e antiinflamatórios não hormonais. Esses medicamentos podem aumentar o risco de hemorragias e outras complicações.
- Descanse e se hidrate bastante. A recuperação da dengue pode levar de três a 15 dias.