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Carro voador ‘retrô’ de R$ 1,7 milhão. Será que vale?

Aparelho roda a apenas 40 km/h nas ruas e os parâmetros de voo ainda estão indefinidos pelas autoridades americanas. Otimista, a Alef planeja um modelo popular de pouco mais de R$ 200 mil

A promessa dos carros voadores está cada vez mais próxima de se tornar realidade – novamente. De tempos em tempos algum fabricante tenta emplacar essa há décadas. Agora é a vez da Alef Aeronautics, startup americana focada em mobilidade sustentável, anunciou avanços importantes no desenvolvimento do Model A, elétrico capaz de rodar nas ruas e decolar verticalmente. A empresa firmou parceria com as aeroespaciais Pucara Aero e MYC para a produção de peças certificáveis, um passo essencial para a liberação ao mercado consumidor. Até o momento, mais de 3,2 mil unidades foram pré-encomendadas. Pucara e MYC também fornecem componentes para gigantes como Boeing e Airbus.

Com um preço inicial de US$ 300 mil (aproximadamente R$ 1,7 milhão), o Model A é voltado para consumidores com perfil de fã de excentricidades motoras. A dúvida que paira é se o veículo terá mercado e em quais condições poderia voar. A partir daí viria o principal: será que vale o preço?

Autorizado para testes

Mas há uma novidade prática. O Model A fez história ao se tornar o primeiro carro voador a receber permissão para testes em solo e no ar. No entanto, sua certificação inicial impõe restrições sobre onde e para quais fins o veículo poderia ser utilizado. Para comercialização em larga escala, será precisa atender aos rigorosos padrões de segurança da Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos Estados Unidos (NHTSA, na sigla em inglês). A seguir viria a autorização da Administração Federal da Aviação (FAA)

O design do Model A combina um visual futurista com forte toque retrô. Embora pareça um carro convencional quando em terra, propulsores verticais ocultos sob o capô e o porta-malas permitem decolagens a qualquer momento, oferecendo uma solução inovadora para escapar do trânsito. Ainda não está claro em que condições o veículo poderá decolar. O CEO da Alef, Jim Dukhovny, afirmou: “Esperamos que este seja um momento histórico, provando à humanidade que um novo transporte é possível.”

Autonomia e segurança

O carro foi projetado para deslocamentos urbanos, com a possibilidade de decolagem vertical e um sistema de direção automática que permite ao condutor relaxar tanto na estrada quanto no ar. O modelo comporta até dois passageiros e conta com um sistema de pouso e um paraquedas balístico para emergências.

Sua velocidade em terra é limitada a cerca de 40 quilômetros por hora, o que o torna inadequado para vias expressas, rodando até 320 km com carga completa. No ar, tem autonomia de 160 km. Não está claro qual o teto de voo, limites de altitude sobre o solo e em quais condições meteorológicas e de navegação o veículo poderá se deslocar.

Preços

Para aliviar o preço salgado de US$ 300 mil do lançamento, a Alef planeja lançar o mais acessível Model Z, previsto para custar cerca de US$ 35 mil (R$ 203 mil).

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