Mas 30% da GenZ acha válido o que influenciadores afirmam
Uma pesquisa da Wattpad, plataforma mundial onde autores digitais podem publicar seus trabalhos e pela Wakefield Research, apontou que os leitores – sobretudo os mais jovens (Gen Z e Millennials) – não se interessam por livros e conteúdos escritos por inteligência artificial.
De acordo com a pesquisa, que entrevistou cerca de 1000 leitores (+18) e mais de 250 autores nos Estados Unidos, 90% concorda que novas tecnologias têm o potencial de reformular o futuro da leitura, porém 92% prezam para que humanos continuem envolvidos na escrita e produção de livros e conteúdos mais densos.
Em relação aos autores pesquisados, a pesquisa mostrou
- A maioria relata que não faz uso de IA em seu processo de escrita;
- 43% admitem que a IA pode limitar suas oportunidades de publicação e de negócios;
- 58% reconhecem benefícios editoriais no uso da IA;
- 45% avaliam que a IA poderia ajudar em algumas etapas, como por exemplo, na criação da arte de capa.
Em relação aos leitores, a pesquisa revela
- A maioria dos leitores (80%) – de todas as idades – preferem recomendações humanas em vez de uma curadoria baseada em algoritmos (20%);
- 72% GenZ e da 68% dos Millennials dão importância a uma dica de livro ou estudo;
- 64% da GenX e 70% Boomers dão preferência para dicas de amigos e familiares;
- 30% da GenZ acha válido o que influenciadores afirmam;
- 18% da GenZ cita celebridades e/ou clubes de livros como fontes de informação.