Ainda que os problemas sejam menores que nos EUA e Europa, falha atinge embarque de companhias aéreas, bancos e logística
No Brasil, o problema cibernético causado pela falha na atualização do software Falcon Sensor, da CrowdStrike, que atingiu os sistemas operacionais Microsoft Windows, atingiram companhias aéreas, bancos e até serviços do Hospital de Clínicas de São Paulo. O Falcon é justamente criado para fornecer indicadores de ataque hacker em tempo real, com resposta automatizada. Os problemas no Brasil são menores que nos Estados Unidos e Europa.
O erro no software faz servidores, computadores e notebooks entrarem em loop de reinicialização, enquanto uma tela azul de espera é acionada. O problema deve ser resolvido ao longo do dia, depois que as atualizações da CrowdStrike forem completadas nos sistemas dos usuários corporativos do Windows.
Onde estão as falhas
- Serviços do Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo foram comprometidos
- Passageiros de companhias aéreas precisam fazer check-in manual, já que os sistemas caíram
- Apps de bancos ficaram fora do ar: Bradesco, Neon, Next e Pan
- Voos da Azul em Viracopos (Campinas, SP) foram comprometidos
- Voos atrasaram em Recife (PE), Campo Grande (MS), Santarém (PA) e Monte Claros (MG)
- O aeroporto de Guarulhos opera normalmente
- No Rio, o Santos Dumont sofreu mais de 10 atrasos
- No Galeão, outros 10 voos foram atrasados
- No porto de Paranaguá (PR), há filas para o carregamento e descarregamento agendado de caminhões
Bradesco
Clientes do Bradesco foram surpreendidos com uma falha no aplicativo do banco que, durante a manhã, apresentava uma mensagem dizendo que “em virtude de um apagão cibernético global, alguns canais digitais do Bradesco apresentam indisponibilidade”. O banco sugeriu, a seus clientes, que não desinstalem o aplicativo para não perderem a chave de segurança.
Em nota à imprensa, o Bradesco informou que equipes estão atuando para regularização o mais breve possível, e que seus terminais de autoatendimento funcionam normalmente.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a maioria das instituições financeiras brasileiras já normalizou seus serviços ainda pela manhã. “As demais estão em avançado estado de normalização e trabalhando para garantir o funcionamento de seus serviços rapidamente”, acrescentou ao informar que “alguns sistemas das instituições financeiras brasileiras chegaram a ser temporariamente afetados em diferentes escalas pela atualização do antivírus CrowdStrike, mas nada que comprometesse a prestação de serviços de forma relevante”.
O Banco Central informou que seus sistemas estão operando normalmente.
FAB
A Força Aérea Brasileira (FAB) não foi afetada pelo apagão cibernético. “O sistema de controle do espaço aéreo brasileiro, incluindo todos os equipamentos e softwares utilizados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo, permaneceu operando normalmente durante o período. Não houve impacto nos serviços de navegação aérea providos, mantendo-se o elevado nível de segurança das operações”, informou a FAB.