Partido tem procurado pré-candidatos às disputas
Valdemar da Costa Neto, presidente do PL, articula uma maneira de garantir anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ), que está inelegível de participar das eleições até 2026.
Segundo o Globo, o presidente da sigla, que detêm a maior bancada da Câmara e a segunda do Senado, tem procurado pré-candidatos para os comandos das duas casas, cujas eleições serão em fevereiro do próximo ano.
O candidato que mais tem colaborado com as conversas é Elmar Nascimento (União-BA), favorito à sucessão por ser aliado de Arthur Lira (PP-AL), atual presidente da Câmara.
Ainda não se sabe qual seria a abrangência da anistia, mas o principal ponto é a inelegibilidade de Bolsonaro, que foi condenado por abuso político e econômico nas eleições de 2022. Há também a preparação de uma reação, caso Bolsonaro seja preso.
Além de Valdemar, participam das articulações o senador Rogério Marinho (RN) e o líder do PL na Câmara, Altineu Cortes (RJ). Os partidos que mais tem visto com bons olhos é o Republicanos, o União Brasil e o PP.